Quem escreveu a história da Gotinha Plim Plim?

Quem é o autor do livro A Gotinha Plim Plim?

Gerusa Rodrigues Pinto

No vídeo de hoje, nossa equipe conta a história "A Gotinha Plim Plim" que é uma obra de Gerusa Rodrigues Pinto. O enredo aborda o ciclo da água e a sua importância para os seres vivos.
Em cache

Qual é o nome do autor da música de gotinha em gotinha?

Sandra Peres / Zé Tatit.

Qual o significado do nome gotinha?

1. Porção globulosa e indivisa de um líquido.

Onde morava a gotinha?

ELA VIVIA NO CÉU, JUNTO COM AS OUTRAS GOTINHAS NUMA NUVEM.

Em qual governo foi criado o Zé Gotinha?

O Zé Gotinha foi um personagem criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa para a campanha de vacinação contra o vírus dapoliomieliterealizada peloMinistério da Saúde.

Qual a doença do Zé Gotinha?

poliomielite

Hoje, o Zé Gotinha está no imaginário das pessoas e representa um ícone, uma figura de credibilidade, amado por todo mundo”, observa Darlan. O artista, no entanto, confessa que ficou desgostoso quando, em plena pandemia, o grande auxiliar na erradicação da poliomielite no Brasil, foi deixado de lado.

Qual é o nome da vacina da gotinha?

Paulo, o Zé Gotinha foi pensado para quebrar o paradigma de “vacine ou morra”. Além disso, o personagem nasceu com o intuito de educar a população como um exemplo de imunização e diminuir o medo das crianças de seringas. Entretanto, vale lembrar que a vacina da pólio era apenas uma gota.

Qual o nome da vacina da gotinha?

Existem duas vacinas contra a poliomielite: a VPO (vacina pólio oral) ou Sabin, também conhecida por ser a vacina da gotinha; e a VIP (vacina inativada pólio) ou Salk, administrada por via intramuscular.

Para que serve a campanha da gotinha?

O foco é vacinar crianças menores de 5 anos contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil, e atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 anos contra diversas doenças. O Brasil recebeu o certificado de eliminação de pólio em 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.

Em que ano começou a vacinação contra a poliomielite no Brasil?

Enfim o Ministério da Saúde adotou oficialmente a vacina Sabin e iniciou em 16 de julho de 1961 a primeira experiência de vacinação em massa na cidade de Santo André, no estado de São Paulo, com a expectativa de vacinar 25 mil crianças dos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Em que ano foi criada a vacina da poliomielite?

Dedicou 25 anos de sua vida ao estudo da poliomielite e desde 1952 voltou-se especialmente à obtenção de uma vacina de vírus vivo atenuado, para uso oral, o que conseguiu realizar por volta de 1960.

Quanto tempo dura a vacina da poliomielite?

Já a vacina oral poliomielite (VOP) continua sendo administrada como reforço aos 15 meses, quatro anos e anualmente durante a campanha nacional, para crianças de um a quatro anos.

Quem pode tomar a gotinha da poliomielite?

As três primeiras são feitas com o imunizante injetável. Depois, os dois reforços, geralmente em forma de gotinhas, são dados entre os 15 e os 18 meses e aos 5 anos de idade. Além disso, viajantes adolescentes e adultos com destino a países onde a doença é endêmica devem receber o imunizante.

Quem foi o inventor da vacina da poliomielite?

Albert Sabin renunciou os direitos de patente para facilitar a utilização da vacina em todas as partes do mundo. Nas décadas de 70 e 80, o criador da vacina contra a pólio se empenhou na investigação da relação entre vírus e câncer.

Quem inventou a vacina contra a paralisia infantil?

Ele citou o inglês Edward Jenner que produziu aquela que é considerada a primeira vacina: a contra a varíola humana, em 1796. O senador também lembrou Albert Sabin que desenvolveu a vacina oral contra a poliomielite, conhecida no Brasil como “gotinhas”.

Como era a poliomielite antes da vacina?

No início da década de 1950, cientistas concluíram que o poliovírus apenas ocasionalmente atacava os tecidos nervosos. A poliomielite, antes classificada como doença neurológica de contágio respiratório, passou a ser classificada como doença entérica.

Quem já tomou a vacina da poliomielite precisa tomar novamente?

Administrar o segundo reforço com intervalo mínimo de 6 (seis) meses após o primeiro reforço. Não repetir a dose se a criança regurgitar, cuspir ou vomitar após a administração da vacina.

Quem não pode tomar a vacina da poliomielite?

Esta vacina é contraindicada para uso em pessoas imunodeprimidas (com deficiência imunológica congênita ou adquirida) ou imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunosupressores e em crianças que estejam em contato domiciliar com pessoa imunodeficiente suscetível.