Quais são os três tipos de depressão pós-parto?

Quais são as principais características da depressão pós-parto?

É uma condição de profunda tristeza, desespero e falta de esperança que acontece logo após o parto. Raramente, a situação pode se complicar e evoluir para uma forma mais agressiva e extrema da depressão pós-parto, conhecida como psicose pós-parto.
Em cache

O que leva à depressão pós-parto?

Depressão pósparto é o estado em que a mãe, após o nascimento do bebê, passa a sentir uma tristeza intensa, tem episódios de irritação extrema, está sempre cansada, sem esperança e muitas vezes desesperada. Tudo se transforma em uma atmosfera de confusão em que a própria mulher desconhece o porquê ou como ocorre.
Em cache

Qual o principal perigo da depressão pós-parto?

Filhos de mães que têm depressão pósparto não tratada são mais propensos a ter problemas de comportamento, como dificuldades para dormir e comer, crises de birra e hiperatividade. Os atrasos no desenvolvimento da linguagem são mais comuns também.

Quanto tempo demora para curar uma depressão pós-parto?

Pontos-chave. A melancolia pós-parto é muito comum durante a primeira semana após o parto, geralmente dura 2 a 3 dias (até 2 semanas) e é relativamente leve. A depressão pós-parto ocorre em 10 a 15% das mulheres após o parto, dura > 2 semanas e é incapacitante (em comparação com a melancolia pós-parto).

Como é o comportamento de uma pessoa com depressão?

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Qual a diferença entre depressão e depressão pós-parto?

Ao contrário da depressão pós-parto, que tem como causa a desorganização hormonal provocada pela gravidez e pelo próprio parto, a depressão comum não tem apenas um fator desencadeador.

Como saber se você está entrando em depressão?

Sintomas de depressão

  1. Tristeza;
  2. Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;
  3. Perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava;
  4. Mudança de apetite;
  5. Ganho ou perda de peso;
  6. Insônia;
  7. Dormir em excesso;
  8. Perda de energia ou fadiga acentuada;

O que acontece com o corpo quando se tem depressão?

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Que remédio é bom para depressão pós-parto?

Mulheres que estão amamentando podem usar inibidores seletivos da receptação da serotonina (ISRS), pois são os fármacos mais estudados, especialmente sertralina e paroxetina, pois são os que menos passam para o leite.

Qual a parte do corpo que a depressão afeta?

A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.

Quais são as 5 fases da depressão?

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto – Psiquiatria Paulista.

O que é ter baby Blue?

Ana Crys Benício Lopes: O baby blues é um dos transtornos emocionais do ciclo gravídico puerperal. Ele é uma reação à condição do pós-parto, quando a gente observa (na paciente) um choro fácil, uma fragilidade emocional e até uma irritabilidade. É muito comum mães relatarem cansaço e sentimento de incompreensão.

O que acontece no cérebro de quem tem depressão?

A mente depressiva funciona de uma forma apática, como se estivesse “sem vontade de funcionar”. Isso acontece por conta de um desequiíbrio de serotonina no cérebro, um neurotransmissor ligado ao nosso humor e bem-estar.

Quais são as dores no corpo que a depressão faz?

“Em ambientes de atenção primária, as dores mais comuns apresentadas por pacientes são dor de cabeça, articular, abdominal e torácica”, explica o médico. Além disso, a doença também pode provocar um estado constante de tensão na nuca e nos ombros.

O que se passa na cabeça de uma pessoa com depressão?

A diminuição da velocidade de raciocínio está entre os sintomas da depressão. Isso porque pessoas deprimidas ficam com o pensamento mais lento e demoram mais para entender algo. Em muitos casos, elas se perdem em suas próprias falas e ideias. A sensação é de que existe uma neblina mental atrapalhando seus pensamentos.

Que chás são bons para depressão?

Existem muitos tipos diferentes de chás que podem o ajudar no combate à insônia e à depressão, entretanto, dentre os principais podem-se citar:

  • Melissa ou cidreira;
  • Camomila;
  • Alfazema.

Qual a fase mais perigosa da depressão?

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Qual é o tipo de depressão mais grave?

A depressão psicótica é o tipo mais grave, causando alucinações, dores e sensações irreais. O seu diagnóstico é bem mais fácil de se realizar já que obviamente os sintomas de delírios chamam muito mais a atenção do que uma pessoa que esteja simplesmente triste.