Quais são os tipos de Oxalá?

Quantos tipos de Oxalá existe?

Qualidades de Oxalá

Oxalá Oxalufã Velho e sábio
Oxalá Oxaguiã Jovem e guerreiro
Oxalá Akire Bravo guerreiro que deixa surdo e mudo quem o desafia
Oxalá Alase Salvou o mundo da seca, fazendo chover
Oxalá Lejugbe Gosta de carne branca, é indeciso e lento

Em cache

Quais Oxalas tem?

Oxalá têm vários títulos ou denominações, como por exemplo: Òṣàgiyán-Oxaguian. Òṣàlúfọ́n-Oxalufan é o mais antigo da corte funfun. Bàbá Àjàlé (o modelador de cabeças). Bàbá Òkè (Pai das montanhas).

Quais são os nomes de Oxalá?

Na Mitologia Iorubá, Oxalá possui muitos nomes: Oxalufã (Oxalá mais velho), Oxaguiã (Oxalá mais novo), Obatalá ou Orixanlá. Em cada um de seus aspectos foi encarregado por Olorum (O Pai Criador) a manifestar no mundo a sua criação, sendo Oxalá o responsável pela criação da Terra, dos seres humanos e o criador da morte.
Em cache

Quais são os orixás de Oxalá?

Quem é Oxalá

Oxalá foi o primeiro orixá e é o criador de tudo, inclusive dos seres humanos (que foram criados a partir do barro). A esposa de Oxalá é Iemanjá, juntos tiveram os outros orixás. Desse casamento, também nasceu a linha do horizonte, separando o céu e o mar. Oxalá é chamado pai de todos.

Qual é o Exu de Oxalá?

Exu Lálú é representado pelo igbá funfun (cabaça branca).

Quais são os caboclos da linha de Oxalá?

Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina.

Qual o animal de Oxalá?

Pombo – pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian.

Quem é a Pomba Gira de Oxalá?

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

Quem vem na linha de Oxalá?

Linha de Oxalá: Esta linha é regida pôr Jesus Cristo e representa o princípio da criação, a luz divina que coordena todas as outras. Os guias principais desta linha são : Caboclo Urubatão de Guia, Caboclo Ubirajara, Caboclo Aymoré, Caboclo Guaracy, Caboclo Guarany e Caboclo Tupy.

Quem são os pretos velhos de Oxalá?

Como entidades, os Pretos velhos trabalham sob égide de Omolú o Orixá guardião das almas. Chamados carinhosamente de meu pai, vovôs e vovós, os Pretos velhos transmitem humildade, têm muita força espiritual e são grandes orientadores.

Qual é o número de Oxalá?

Seus números para sorte: 2 e 8. Oxalufã é o senhor da criação. Rege a paz e a fraternidade. Para ter sua proteção, use às sextas-feiras roupas ou peças brancas e ofereça-lhe canjica cozida com mel de abelha coberta com algodão.

Qual é o Exu que acompanha Oxalá?

Exu Lálú é representado pelo igbá funfun (cabaça branca).

Quem usa guia de Oxalá?

As guias de trabalho são utilizadas pelo filho de fé nos templos no momento dos trabalhos espirituais. Geralmente são guias recebidas durante o processo de iniciação do Orixá e tem a função de auxiliar a conexão do médium com as Entidades, bem como protege-lo durante os trabalhos.

Qual o nome do oxalá velho?

Oxalufan

Oxalá Oxalufan

É o Oxalá mais velho, seu templo é em Ifon. Esse Oxalá anda curvado por causa do tempo, os anos lhe pesam no corpo, ele é vagaroso como um idoso com dores. É o Opaxorô que o sustenta, um bastão de metal branco com a imagem de um pássaro.

Como saber o orixá de frente?

Como descobrir meu Orixá de cabeça? – Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Qual o bicho de Oxalá?

Pombo – pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian. Elefante – representa grandiosidade e ancestralidade é protegido pelo grande Orixá, Oxalufan. Axé!

Quem tem Oxalá de frente?

São grandes líderes da família. Os melhores chefes de família costumam ser filhos de Oxalá. Sua forma equilibrada, correta e justa de reger a família os torna bons líderes. Eles sabem equilibrar o lado racional e emocional muito bem.

Quem trabalha na linha de Oxalá?

Dentro do trabalho da “Umbanda de Pretos-Velhos”, todos os Orixás compõem a linha de OXALÁ e as entidades subordinadas são chamadas de Guias Falangeiros de OXALÁ, sendo os mais comuns: Pretos-Velhos, Caboclos e Crianças.