Quais são os tipos de homotetia?

O que é homotetia exemplos?

Homotetia é uma transformação geométrica entre segmentos ou figuras. De forma simplificada, podemos pensar na homotetia como o uso da semelhança entre duas imagens para facilitar a resolução de um problema. Pense em um triângulo equilátero de lado 2 cm e um outro triângulo equilátero de lado 8 cm, por exemplo.
Em cache

O que são transformações Homoteticas?

A homotetia é um tipo de transformação geométrica que altera o tamanho de uma figura, mas mantém as características principais, como a forma e os ângulos. Diversos aspectos podem ser analisados para definir se uma figura é semelhante à outra. Por exemplo, em triângulos, há pelo menos quatro casos de congruência.
Em cache

Como saber a razão de homotetia?

Razão de Homotetia

  1. Marcamos um ponto A' sobre a reta FA, de modo que FA' = r. FA (r= razão de semelhança).
  2. Marcamos um ponto B' sobre a reta FB, de modo que FB' = r. FB (mesma razão de semelhança usada para marcar o ponto A'). Procedemos da mesma maneira marcando os pontos C', D' e E'.

Em cache

O que é razão homotetia?

Homotetia trata de problemas com ampliações ou reduções, porém de maneira mais poderosa que semelhança. É uma transformação geométrica que preserva ângulos e proporções. Veremos neste material apenas o básico da teoria, mas que não obstante, nos permite resolver problemas realmente bons.

Qual é o centro de uma homotetia?

Uma homotetia é definida pelo seu centro O e pela razão k de homotetia e é a aplicação afim tal que a cada ponto P faz corresponder o ponto P' tal que: O termo é devido ao matemático francês Michel Chasles, em 1827, derivado do grego como composto de homo (similar) e tetia (posição).

Quais são os diferentes tipos de transformações geométricas?

Ao conservar as formas, ou seja, mantendo os comprimentos e os ângulos, podemos realizar três transformações geométricas: translação, rotação e reflexão.

Quais são os tipos de transformações?

As transformações que ocorrem nos materiais são classificadas em químicas e físicas.

Como surgiu a homotetia?

Uma homotetia é definida pelo seu centro O e pela razão k de homotetia e é a aplicação afim tal que a cada ponto P faz corresponder o ponto P' tal que: O termo é devido ao matemático francês Michel Chasles, em 1827, derivado do grego como composto de homo (similar) e tetia (posição).

Qual é a diferença entre homotetia e isometria?

Quando rodamos, refletimos ou transladamos um segmento temos uma isometria. Já os casos de semelhança de figuras podem ser obtidos por homotetia.

Quais são os três tipos de transformações?

Os tipos são:

  • Transformação isobárica: mudança com pressão constante;
  • Transformação isotérmica: mudança com temperatura constante;
  • Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica: mudança com volume constante.

Quais são os 5 tipos de transformações químicas?

Há transformações químicas que ocorrem por ação do calor (termólises), por ação da luz (fotólises), por ação mecânica, por ação da corrente elétrica (eletrólises) e por junção de substâncias.

Quem criou o homotetia?

Michel Chasles

O termo é devido ao matemático francês Michel Chasles, em 1827, derivado do grego como composto de homo (similar) e tetia (posição).

Quais os três tipos de isometria?

Os tipos de isometrias que estudamos na reta foram a translação e a reflexão. Já no plano, estudamos a translação, a rotação, a reflexão e a reflexão com deslizamento.

Quais são as 3 geometrias?

As divisões da Geometria. A geometria classifica-se em algumas categorias: geometria plana, geometria espacial e geometria analítica. Como já falamos acima, as figuras planas apresentam comprimento e largura, exceto, volume. Sendo assim, é essa parte da geometria que estuda esse tipo de forma.

Quais são as 4 transformações termodinâmicas?

No estudo da Termodinâmica, existem transformações gasosas especiais. Entre elas, podemos ressaltar as transformações isotérmica, isobárica, isovolumétrica e adiabática.

Quais são os 2 tipos de transformações da matéria?

Solidificação: mudança do estado líquido para o estado sólido; – Sublimação: mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa. 2- Reação Química: onde a transformação altera a espécie da matéria envolvida.

Qual a diferença de homotetia e isometria?

Quando rodamos, refletimos ou transladamos um segmento temos uma isometria. Já os casos de semelhança de figuras podem ser obtidos por homotetia.

Quais são os quatro tipos de simetria?

Existem quatro tipos de simetrias em um plano: rotação, translação, reflexão e reflexão com deslizamento.