Quais são os tipos de fontes da história?

O que são e quais são os tipos de fontes históricas?

Resumo sobre fontes históricas

São documentos materiais e imateriais produzidos pelos homens ao longo do tempo. São o principal objeto de estudo do historiador para produzir conhecimento histórico. Seus tipos são: documentos escritos, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.
Em cache

Quais são os tipos de fontes que existem?

Os diferentes tipos de fontes e quando os usar

  • Fontes serifadas. Esses são os tipos de fontes mais antigos. …
  • Fontes não serifadas. As fontes não serifadas dispensam os floreios de sua predecessora em troca de uma abordagem mais limpa e moderna. …
  • Fontes serifadas egípcias. …
  • Fontes caligráficas. …
  • Fontes decorativas.

O que são as fontes históricas de exemplos?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

O que são fontes históricas resposta?

Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente.
Em cache

Quais são os 5 fontes históricas?

Os principais tipos são:

  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

Quais são os cinco tipos de fontes históricas?

A História elenca diferentes tipos de fontes históricas, sendo eles documentos textuais, vestígios arqueológicos e fontes da cultura material, representações pictóricas e história oral. São documentos textuais que podem ser considerados fontes históricas: cartas, jornais, revistas, registros, entre outros.

Quais são os tipos de fontes históricas imateriais?

Exemplos de fontes históricas

Tipos de fontes históricas Exemplos de fontes
Fontes imateriais mitos, ditados, anedotas, celebrações, manifestações lúdicas, rituais religiosos, receitas alimentares, sistemas gestuais, gírias, festas populares, modos de viver.

Como classificar as fontes?

Fontes diretas e indiretas

Quanto à posição temporal, você pode classificar as fontes históricas em duas categorias: diretas e indiretas. As fontes diretas são aquelas produzidas durante os eventos estudados, enquanto as fontes indiretas são materiais criados por historiadores com base nas fontes diretas.

Quais são as fontes históricas não escritas?

Esta seção disponibiliza fontes históricas não escritas em áudios, imagens, trechos de filme e vídeos. Essas informações podem ser utilizadas pelos professores como material de apoio em sala de aula.

Quais são as três fontes escritas?

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

Quais são as 7 fontes históricas?

Seus tipos são:

  • Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 documentos textuais.
  • vestígios arqueológicos.
  • representações pictóricas.
  • registros orais.

Quais são os exemplos de fontes escritas?

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

O que são as fontes formais?

Fontes formais. Já as fontes formais se caracterizam como o meio pelo qual as normas jurídicas se popularizam, ou seja, são a maneira pela qual as fontes materiais se apresentam.

Quais as principais fontes históricas do Brasil Colônia?

Principais fontes históricas do Brasil Colonial:

Pedaços de cerâmicas indígenas e portuguesas, moedas antigas, azulejos, utensílios domésticos, etc. – Relatos e desenhos feitos por estrangeiros que visitaram o Brasil no período colonial. – Pinturas de paisagens e cenas cotidianas feitas por artísticas da época.

Quais são as fontes históricas orais?

Fontes históricas orais

São exemplos desse tipo de fonte: entrevistas, gravações, relatos e histórias que pessoas contam sobre algum acontecimento. Nesse tipo de fonte, pode-se incluir também as lendas e os mitos, que uma geração passa para a outra.

Quais são as fontes materiais e imateriais?

As primeiras são os vestígios de civilização material: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos etc., assim como os documentos de diversas espécies. As fontes imateriais são os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore.

Quais são as fontes orais?

As fontes históricas orais referem-se aos materiais que pessoas produziram de forma oral. São exemplos desse tipo de fonte: entrevistas, gravações, relatos e histórias que pessoas contam sobre algum acontecimento. Nesse tipo de fonte, pode-se incluir também as lendas e os mitos, que uma geração passa para a outra.

Quais são os 4 tipos de fontes sonoras?

Tipos de Fontes Sonoras

As fontes sonoras se classificam como as mais variadas possíveis, porém de uma forma geral, podem distinguir-se em três tipos de modelos principais, tais como fontes pontuais, lineares e planas, associadas respectivamente a ondas sonoras esféricas, cilíndricas e planas.