Quais são os princípios da ética jornalística?

Qual é a ética jornalística?

A ética jornalística é o conjunto de normas e procedimentos éticos que regem a atividade do jornalismo. Ela se refere à conduta desejável esperada do profissional. Portanto, não deve ser confundida com a deontologia jornalística ligada à deôntica.

O que consta no artigo 9º do Código de Ética do jornalismo?

De acordo com o artigo 9º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no que diz respeito ao meio de comunicação e aos profissionais da comunicação social, em especial, aos jornalistas, “a presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística”.

Quais são os princípios éticos da profissão?

Há algumas atitudes essenciais que se aplicam a todas as atividades, como honestidade, sigilo, competência, prudência, humildade e imparcialidade. Há também outros pré-requisitos para ser um profissional ético, como veremos a seguir.

Quais os deveres do jornalista?

Jornalista

  • Deveres fundamentais: Informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião; …
  • Outros deveres, cuja violação pode dar lugar à aplicação do regime de responsabilidade disciplinar: …
  • ABERTURA DE PROCEDIMENTO DISCIPLINAR. …
  • INSTRUÇÃO. …
  • SANÇÕES.

Qual a lei do jornalismo?

DECRETO Nº 83.284, DE 13 DE MARÇO DE 1979. Dá nova regulamentação ao Decreto-Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969, que dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista, em decorrência das alterações introduzidas pela Lei nº 6.612, de 7 de dezembro de 1978.

Quais leis devem ser seguidas no jornal impresso?

Art 1º É livre a publicação e a circulação no território nacional de jornais e outros periódicos. § 1º Só é proibida a publicação e circulação de jornais e outros periódicos quando clandestinos, isto é, sem editôres, diretores ou redatores conhecidos, ou quando atentarem contra a moral e os bons costumes.

Quais são os principais códigos de ética?

Os códigos mais conhecidos no Brasil são os de medicina, enfermagem, psicologia e o da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Cada um deles especifica o papel dessas profissões na sociedade e a importância do respeito a dignidade humana no exercício de cada um desses trabalhos tão importantes.

Qual o direito do jornalista?

Os jornalistas têm o direito de acesso a locais abertos, bem como a locais que, embora não acessíveis ao público, sejam abertos à generalidade da comunicação social, desde que para fins de cobertura informativa.

Quais são os 7 princípios éticos?

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações …

Quais são os 5 princípios da ética?

Alguns valores que garantem o princípio da integridade incluem honestidade, veracidade, transparência, respeito e dignidade.

Quais as 5 áreas de atuação de um jornalista?

  • Assessor de imprensa. Uma função muito comum do jornalista é a de assessoria de imprensa. …
  • Produtor de conteúdo. Há jornalistas que trabalham com a produção de conteúdo, tanto para agências de comunicação quanto clientes diretos. …
  • Produtor de reportagem. …
  • Podcaster. …
  • Repórter. …
  • Storyteller. …
  • Editor. …
  • Diretor de redação.

O que define um bom jornalista?

É preciso saber falar bem em público, e ter uma dicção compreensível e clara. Considerando que o jornalista deve se comunicar de forma impecável, fica a recomendação para se investir em uma especialização em comunicação. Em especial, uma área que tem conquistado cada vez mais adeptos é a comunicação digital.

Quem regula o Jornalismo?

Com efeito, o Decreto-Lei nº 972, de 1969, estabeleceu a competência do Ministério do Trabalho para fiscalizar o exercício da profissão de jornalista, bem como incumbiu aos Sindicatos dos Jornalistas a tarefa de representar às autoridades competentes acerca do exercício irregular da profissão (art.

Quais são os tipos de Jornalismo?

Alguns gêneros jornalísticos incluem:

  • Advocacia jornalística – escrever para defender pontos de vista particulares ou influenciar as opiniões do público;
  • Jornalismo de radiodifusão – jornalismo escrito ou falado para rádio ou televisão;
  • Jornalismo cidadão – jornalismo participativo;

Quais os itens essenciais de um jornal?

7.5.5.1 Os elementos essenciais são: autor(es) (se houver), título, título do jornal, local de publicação, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente.

Quais são os quatro princípios éticos?

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

Qual é o juramento do jornalismo?

Juro, no exercício do meu dever profissional, não omitir, não mentir e não distorcer informações, não manipular dados e, acima de tudo, não subordinar em favor de interesses pessoais o direito do cidadão à informação.

Porque jornalista trabalha 5 horas?

O artigo 302 da CLT deu o direito à jornada especial de cinco horas ao profissional de imprensa que trabalha em empresas jornalísticas e o Decreto 83.284/1979 (artigo 3º, parágrafo 2º) estendeu esse benefício aos jornalistas de entidades não jornalísticas responsáveis por publicação destinada à circulação externa.