Quais são os principais requisitos para doação de sangue?

Quais são os requisitos básicos para doação de sangue?

Documentação: Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013.
Em cache

Quais os medicamentos que impedem a doação de sangue?

Uso de medicamentos

  • Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.
  • Anti-inflamatórios.
  • Anorexígenos (classe das anfetaminas) …
  • Antiparasitários. …
  • Anti-hipertensivos. …
  • É CONTRAINDICADA A SUSPENSÃO DE MEDICAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE.
  • Anticoncepcionais/ hormônios de reposição feminina. …
  • Indução da ovulação.

Quem pode doar para quem?

Entenda quem pode doar e receber sangue, de acordo com o seu tipo sanguíneo:

  • sangue tipo A+ — pode doar para AB+ e A+, recebe de A+, A-, O+ e O-;
  • sangue tipo A- — pode doar para A+, A-, AB+ e AB-, recebe de A- e O-;
  • sangue tipo B+ — pode doar para B+ e AB+, recebe de B+, B-, O+ e O-;

Qual o peso ideal para doação de sangue?

Quem pode e quem não pode doar

O doador deve estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarréia ou alergias), sem feridas e/ou machucados pelo corpo ou na boca. Homens devem pesar, no mínimo, 50 kg. E mulheres, no mínimo, 51 kg. Pessoas alimentadas (o doador NÃO deve estar em jejum).

Quem tem tatuagem pode ser doador de sangue?

Tatuagem tem novo prazo para doação sangue

Um desses critérios está relacionado aos desenhos que muitas pessoas fazem no corpo, como tatuagem e maquiagem definitiva, que antes tinha o prazo de 12 meses para se candidatar à doação sangue e agora passa a ser de 6 meses.

Que faz tatuagem pode doar sangue?

podem doar sangue? Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação: após 12 meses do procedimento; se feitas em estabelecimento adequado (seguro) e com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo é de 6 meses.

O que dificulta a doação de sangue?

Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil. Eles defendem que campanhas de incentivo à doação sejam feitas desde os primeiros anos de vida e que o assunto seja discutido nas escolas para reverter o atual cenário.

Quais os benefícios de ser um doador de sangue?

Além do benefício ao coração, doar sangue também pode ser bom para o corpo em geral. Isso porque o doador, antes de realizar o procedimento, precisa passar por uma bateria de exames. "Os exames podem levar o paciente a descobrir doenças que ele não sabia ter", diz Carlos Rassi.

O que impede de doar?

Você não poderá doar sangue se:

Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto. » tiver peso inferior a 50 quilos. » estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação.

Quem não pode doar?

Quem tem peso inferior a 50 kg. Quem mantém relações sexuais de risco. Fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses. Tatuagem ou piercing são inaptos por 6 meses (piercing em região oral ou genital são 6 meses após a retirada).

Quais sintomas não pode doar sangue?

O doador precisa estar saudável para realizar o ato. Em caso de qualquer sintoma como febre, tosse, irritação ou dor de garganta, não comparecer ao Hemocentro.

Para que serve a picada no dedo antes de doar sangue?

É com a pequena gota de sangue que colhemos que determinamos a hemoglobina do dador. A hemoglobina é a substância que está dentro dos glóbulos vermelhos e que é capaz de transportar o oxigénio. Com a picadela podemos saber se o dador tem uma anemia ou se fica com uma anemia depois de dar os tais 450ml de sangue.

Porque não pode doar sangue menstruada?

Pode-se doar sangue durante a menstruação? A menstruação por si não impede a doação. Se a pessoa costuma apresentar cólicas intensas, necessitando uso de medicamentos, deve doar em um dia que não esteja apresentando dor.

Quais os efeitos colaterais de doar sangue?

Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se.

O que não pode fazer depois de doar sangue?

» não fumar por 02 horas; » evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação; » beber bastante líquido; » se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Quais doenças podem ser detectadas na doação de sangue?

Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

Tem que fazer exame antes de doar sangue?

Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente. Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.

Por que pessoas tatuadas não podem doar sangue?

A realização de tatuagem ou de maquiagem definitiva impede a doação de sangue por 12 meses. Esse procedimento é relacionado a um risco maior de transmissão de alguns agentes infecciosos.