Quais são os principais atendimentos que o Procon fornece?

Quais são as formas de atendimento que o Procon oferece?

  • Atendimento a Distância. O registro de consultas ou reclamações a distância é feito por meio eletrônico.
  • Atendimento Presencial. …
  • Orientações de Consumo.

Quais os problemas que o Procon resolve?

Cobrança de taxa indevida ou dúvidas sobre cobrança. Propaganda e venda enganosa. Não recebimento do comprovante de pagamento. Problemas com compras a prazo, cartões de crédito, carnês de sorteio, bancos, consórcios etc.

Quais as principais funções do Procon?

O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor é uma estrutura de âmbito federal, mas que se repete nas demais esferas de governo através dos Sistemas Estadual e Municipal de Defesa do Consumidor. Dentro desta estrutura, o Procon é o primeiro instrumento que o consumidor procura para reclamar questões de consumo.

O que o Procon pode fazer pelo cliente?

O Procon atua em defesa dos consumidores em diversas áreas, tais como a oferta de produtos e serviços, a publicidade, o crédito, o transporte e a habitação, entre outras.

Quais são as funções do serviço de atendimento ao consumidor das empresas e do Procon?

Os SACs devem prestar informações, esclarecer dúvidas, registrar e solucio- nar reclamações, suspender ou cancelar serviços ou contratos, respeitando os direitos básicos do consumidor de obter informação adequada e clara e de manter-se protegido contra práticas abusivas. Importante!

Quais as funções do serviço de atendimento ao consumidor das empresas e do Procon?

Qual é a função do PROCON?

  • Orientação do consumidor. …
  • Conciliação dos conflitos. …
  • Atendimento ao consumidor. …
  • Apurar denúncias e fiscalizar os estabelecimentos. …
  • Estudos, pesquisas e projetos. …
  • Repressão.

O que acontece se eu abrir uma reclamação no Procon?

Após a avaliação do consumidor, necessária para o prosseguimento do caso, o PROCON Paulistano faz a análise fática e jurídica do caso, Se houve a resolução da demanda, há o seu arquivamento. Caso contrário, o PROCON Paulistano instaura um processo administrativo de reclamação.

O que acontece se eu fizer uma denúncia no Procon?

Diante de uma reclamação efetuada no Procon pelo consumidor, a empresa ou comerciante reclamado é intimado por escrito, pelo correio, para comparecer a uma audiência agendada, na qual as partes tentarão chegar a um acordo amigável, geralmente referente à troca ou entrega de produtos, reexecução de serviços ou devolução …

O que a fiscalização do Procon faz?

O objetivo da atividade é fiscalizar e orientar os estabelecimentos comerciais das cidades, – lojas de departamento, bares, panificadoras, hotéis, entre outros – verificando a emissão dos cupons, a cobrança de preço abusivo, o prazo de validade dos produtos e o uso do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) e …

O que acontece quando se abre uma reclamação no Procon?

O consumidor faz a reclamação; O fornecedor é notificado e responde; O consumidor avalia a resposta; Se o caso foi resolvido, a reclamação é baixada; Se o caso não foi resolvido, vira um processo administrativo; Como processo administrativo, o fornecedor é novamente notificado; O fornecedor responde pelo sistema ou é …

Quais documentos são necessários para fazer uma reclamação no Procon?

Cópia de documento de Identidade, CPF e comprovante de residência do consumidor ou do seu representante legal. Se pessoa jurídica, cópia do contrato social. Se a reclamação for aberta por procurador do consumidor, deve apresentar também procuração simples original .

Como funciona o atendimento ao consumidor?

O atendimento ao cliente consiste em prestar toda assessoria ao seu consumidor: antes, durante e após a compra. Isso quer dizer que todo o relacionamento estabelecido desde o primeiro contato, indo da apresentação da empresa ao cliente ao pós-venda, abrange o processo de atendimento.

Como funciona o Atendimento ao consumidor?

O atendimento ao cliente consiste em prestar toda assessoria ao seu consumidor: antes, durante e após a compra. Isso quer dizer que todo o relacionamento estabelecido desde o primeiro contato, indo da apresentação da empresa ao cliente ao pós-venda, abrange o processo de atendimento.

O que o Procon pode fazer por mim?

O instituto presta atendimento pessoal a todo consumidor que encontre problemas ou dúvidas no mercado de consumo, dentre a lista abaixo especificada: Compra de produtos (por pessoa física)*. Contratação de serviços (por pessoa física)*. Serviços oferecidos por instituições financeiras.

Precisa de advogado para ir no Procon?

Não precisa da presença de um advogado. A audiência será uma tratativa conciliatória entre você e a empresa, por intermédio de um servidor do PROCON.

Quanto tempo demora para o Procon resolver um problema?

Primeiro, o consumidor verifica se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no site. O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder.

O que acontece quando uma empresa é notificada pelo Procon?

Quando uma empresa recebe uma notificação do Procon, tem o prazo de vinte dias para apresentar sua defesa administrativa. Para isso, ela contrata um advogado que elabora esta argumentação de defesa, que é protocolada no dia da audiência.

Quais são os tipos de atendimentos?

Quais são os tipos de atendimento ao cliente mais usados? Os 7 principais

  1. Atendimento no ponto de venda (PDV) …
  2. Visita ao Cliente. …
  3. Atendimento telefônico. …
  4. Online por meio de chats, mensagens de texto ou videoconferência. …
  5. Online por meio de mídias sociais. …
  6. Por e-mail. …
  7. Autoatendimento.