Quais são os exemplos de poríferos?

Quem são os animais poríferos?

Poríferos (do latim: porus= poro e ferre= possuidor) são animais invertebrados, aquáticos e que possuem um corpo repleto de pequenos poros. Também conhecidos como esponjas, esses animais vivem fixos no substrato, não apresentando, portanto, nenhum tipo de movimentação.
Em cache

Quais são os tipos de esponjas?

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras. São exclusivamente marinhas e apresentam espécies asconóides, siconóides e leuconóides.

São exemplos de poríferos e cnidários?

Resposta. As esponjas são exemplos de poríferos. Águas-vivas ou medusas, caravelas, anêmonas-do-mar e corais são exemplos de cnidários.

Quais são as principais características dos poríferos?

Os poríferos podem formar brotos, que se desprendem do corpo genitor, se fixam ao território e originam novas esponjas – essa é a reprodução assexuada por brotamento. Em outros casos, esses seres formam gêmulas, que são estruturas indiferenciadas e protegidas contra condições desfavoráveis do ambiente.

Quantos poríferos existem?

Embora quase toda a totalidade das esponjas seja marinha, há, em todo o mundo, mais de 200 espécies de poríferos de água doce registradas, sendo pouco mais de 50 delas encontradas no Brasil.

Qual a família dos poríferos?

São esponjas – Filo Porifera – animais metazoários sedentários, habitantes dos mares com algumas formas de água doce (família Espongilidae).

Quais exemplos de cnidários?

Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas.

O que são cnidários Cite exemplos?

Água-viva, hidra e anêmona-do-mar são exemplos de cnidários.

Qual é a função dos poríferos?

Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.

Qual é o habitat dos poríferos?

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático.

Quais são os poríferos de água doce?

Tais animais pertencem à Ordem Haplosclerida, sendo divididos em seis Famílias: a Spongillidae, Potamolepidae, Lubomirskiidae, Malawispongiidae, Metaniidae e Metschnikowiidae; contendo 44 gêneros.

Qual o significado do nome Porifera?

Porifera (do latim porus, poro + ferre, possuir) é um filo do reino Animalia, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

O que é poríferos e cnidários?

São animais que apresentam desenvolvimento embrionário apenas até a etapa de blástula. Ou seja, eles não formam nem tecidos embrionários, nem tecidos adultos, também não apresentando sistemas, e por conta disso são alocadas em um sub-reino Parazoa, dentro do Reino Animalia.

Quem são os cnidários?

Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos.

O que são poríferos cnidários?

São animais que apresentam desenvolvimento embrionário apenas até a etapa de blástula. Ou seja, eles não formam nem tecidos embrionários, nem tecidos adultos, também não apresentando sistemas, e por conta disso são alocadas em um sub-reino Parazoa, dentro do Reino Animalia.

É um exemplo de cnidários do tipo Medusa?

Medusa: forma de vida que se move ativamente. As medusas apresentam formato de sino e boca voltada para baixo bem como seus tentáculos. Apresentam uma mesogleia bem desenvolvida, diferentemente da forma polipoide. Águas-vivas são exemplos de medusas.

Qual é o habitat do poríferos?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Qual é o tipo de respiração dos poríferos?

Filo Porífera, Cnidária, Platyelminthes e Nematoda – esses grupos não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células que constituem toda a estrutura corpórea e o ambiente, justificado pelo baixo grau de complexidade e diferenciação dos tecidos ou quanto à dimensão dos organismos.