Quais são os conteúdos teóricos relacionados a Educação Física?

Quais são os principais conteúdos da Educação Física?

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s, 1998), os conteúdos da Educação Física abrangem alguns pontos como o conhecimento sobre o corpo, esportes, jogos, lutas, ginásticas e atividades rítmicas expressivas e que são de extrema importância para o desenvolvimento geral dos alunos.

Quais são os conteúdos básicos da Educação Física segundo a Bncc?

A Educação Física na BNCC propõe o desenvolvimento de PRÁTICAS CORPORAIS compostas por três elementos: MOVIMENTO CORPORAL como elemento essencial; ORGANIZAÇÃO INTERNA (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e PRODUTO CULTURAL vinculado com o lazer/entretenimento e/ou com o cuidado com o corpo e a …

Quais os conteúdos da Educação Física e sua importância?

A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.

O que é conteúdo na Educação Física?

Conteúdo significa o conjunto de conhecimentos, habilidades, formas de comportamento e hábitos de estudo relacionados aos objetivos e organizados pedagógica e didaticamente, visando sua aplicação.

Quais conteúdos a Educação Física busca estudar?

A faculdade de Educação Física é uma ótima opção de carreira para aqueles que têm interesse na área da saúde e bem-estar. Formar-se nesta área significa adquirir conhecimentos profundos sobre anatomia, fisiologia, nutrição, treinamento, lesões, prevenção de lesões e reabilitação.

Quais são os três blocos de conteúdos da Educação Física?

Os conteúdos apresentados nos PCNs (BRASIL, 2001) estão organizados em três blocos: 1-) Esportes, Jogos, Lutas e Ginástica; 2-) Atividades Rítmicas e Expressivas; 3-) Conhecimento sobre o corpo. Esses três blocos articulam-se entre si, tem vários conteúdos em comum, mas possuem certas especificidades.

Quais são os conteúdos da Educação Física escolar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular BNCC e sua relevância pedagógica?

O primeiro documento (1° versão) estabeleceu os seguintes conteúdos: Brincadeiras e jogos, esportes, exercícios físicos, ginástica, lutas, práticas corporais alternativas, práticas corporais de aventura e práticas corporais rítmicas.

Quais são os blocos de conteúdos da Educação Física?

Os conteúdos apresentados nos PCNs (BRASIL, 2001) estão organizados em três blocos: 1-) Esportes, Jogos, Lutas e Ginástica; 2-) Atividades Rítmicas e Expressivas; 3-) Conhecimento sobre o corpo. Esses três blocos articulam-se entre si, tem vários conteúdos em comum, mas possuem certas especificidades.

Quais são os conteúdos e objetivos da Educação Física escolar?

Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.

O que são os conteúdos?

1 Aquilo que está contido ou encerrado em algum recipiente; matéria incluída no interior de um espaço; contento. 2 Aquilo de que algo é constituído: O conteúdo orgânico de certos pigmentos. 3 Assunto, tema ou argumento encontrado em determinado livro, documento, carta etc.; matéria, teor, tese.

Quais são os cinco elementos da Educação Física?

Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.

Quais os principais conteúdos da Educação Física no ensino Médio e suas contribuições?

Seu conteúdo abarca habilidades motoras básicas do ser humano como correr, saltar, lançar, girar além de outros movimentos mais elaborados. Desempenha um importante papel, na formação dos alunos, pois possibilita a vivência de situações que levam a reflexão sobre o esporte e outras questões como valores e atitudes.

Quais conteúdos devem ser ensinados nas aulas de Educação Física?

Considerando o tema estudado sugere-se alguns conteúdos que podem ser ensinados nas aulas de Educação física, são eles: Significado de Saúde; Estilo de vida e Saúde; Saúde e Qualidade de Vida; Nutrição e alimentação saudável; Atividade física e exercício físico; Aptidão Física relacionada a Saúde; Composição corporal e …

Quais são os seis conteúdos da Educação Física escolar?

São eles jogos, brincadeiras, danças, esportes, ginásticas, lutas, etc.

Quais os conteúdos da Educação Física segundo as Diretrizes Curriculares?

Esses conteúdos articulados entre si, e fundamentados nas respectivas orientações teórico-metodológicas, farão parte da proposta pedagógica curricular das escolas (PARANÁ, 2008). Os Conteúdos Estruturantes propostos para a educação física na educação básica são: Esporte; Jogos e brincadeiras; Ginástica; Lutas; Dança.

Quais são os 5 conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para as aulas de Educação Física?

Os conteúdos dos PCNs do Ensino Fundamental são divididos em três blocos, para melhor contextualização e aplicação no âmbito escolar: esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas e conhecimentos sobre o corpo.

Quais os conteúdos da Educação Física na educação infantil?

São eles:

  • Jogos, ginásticas, esportes e lutas;
  • Atividades rítmicas e expressivas;
  • Conhecimento sobre o corpo.

Quais são os tipos de conteúdos?

9 tipos de conteúdo indispensáveis para uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso

  • Conteúdo 1: Blog Post.
  • Conteúdo 2: Infográfico.
  • Conteúdo 3: Case de sucesso.
  • Conteúdo 4: Ebook.
  • Conteúdo 5: Podcast.
  • Conteúdo 6: Vídeo.
  • Conteúdo 7: E-mail Marketing.
  • Conteúdo 8: Webinar.