Quais são os compostos da cetona?

Quais os compostos da cetona?

As cetonas são compostos orgânicos que possuem como grupo funcional característico a carbonila ligada a dois átomos de carbono:

  • O. ll. C — C — C.
  • Regras de nomenclatura das cetonas pela IUPAC.
  • O. || H3C1 — C2 — C3H2 — C4H2 — C5H3: pentan-2-ona.
  • O. || H3C1 — C2H2 — C3— C4H2 — C5H3: pentan-3-ona.
  • CH3 O. | ||

Em cache

Quais são os tipos de cetona?

As cetonas também pode ser classificadas como simétricas ou assimétricas. São simétricas quando a molécula da carbonila está ligada a dois radicais gêmeos, enquanto a assimétrica a carbonila está ligada a dois radicais distintos.
Em cache

O que são as cetonas?

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina, este não é capaz de usar a glicose como fonte de energia, e em vez disso começa a utilizar a gordura. O corpo produz cetonas por utilizar a gordura quando a glicose no sangue desce.

Quais são as cetonas mais comuns?

A cetona mais comum é a propanona, mais conhecida como acetona. Ela é usada como solvente de esmaltes, graxas, vernizes e resinas. Também é utilizada na extração de óleos de sementes vegetais, na fabricação de anidrido acético e medicamentos.

Como é feito a cetona?

Ela é produzida industrialmente pela hidratação do propeno ou por oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). O cumeno é obtido por meio da reação entre o propeno e o benzeno derivados do petróleo.

Como se nomeia as cetonas?

A nomenclatura das cetonas é feita escrevendo-se o número de carbonos, o tipo de ligação entre os átomos de carbono e o sufixo “ona”, que indica o grupo funcional. Nesse caso não é necessário numerar a cadeia carbônica porque não há outra possibilidade de localização para a carbonila.

Quais são as propriedades das cetonas?

Propriedade das Cetonas

As cetonas possuem temperaturas de fusão e ebulição mais baixos do que os álcoois, já que não apresentam ligações de hidrogênio entre si, porém mais altos que os dos aldeídos que possuem massa molecular similar, uma vez que são mais polares.

Como classificar cetona?

As cetonas são classificadas de acordo com o número de carbonilas que apresentam na sua composição. Assim, as monocetonas tem apenas 1 carbonila, enquanto as policetonas tem 2 ou mais carbonilas. Elas também podem ser simétricas ou assimétricas. As cetonas simétricas são ligados à carbonila por dois radicais idênticos.

Qual a composição da acetona pura?

Detalhes. ACETONA PURA Formula: (CH3)2CO Peso Molecular: 58,08 TEOR (CG) Min. 99%.

Onde a cetona está presente?

As cetonas são encontradas na natureza em flores e frutos. Em geral, são líquidos de odor agradável. Muitas cetonas artificiais e naturais são usadas como perfumes e alimentos. Algumas são substâncias medicinais, como os compostos cetônicos da urina.

Onde se encontra a cetona?

As cetonas podem ser encontradas na natureza em flores e frutos e até em nossos organismos (em pequena quantidade), fazendo parte dos corpos cetônicos na corrente sanguínea. Esse composto é empregado para fabricar alimentos e perfumes.

Qual é a fórmula da acetona?

C3H6OAcetona / Fórmula

Molécula de acetona (C3H6O): Estrutura de Lewis (marcados os átomos de C) – Canal CECIERJ.

Quais são as características da cetona?

As cetonas são classificadas de acordo com o número de carbonilas que apresentam na sua composição. Assim, as monocetonas tem apenas 1 carbonila, enquanto as policetonas tem 2 ou mais carbonilas. Elas também podem ser simétricas ou assimétricas. As cetonas simétricas são ligados à carbonila por dois radicais idênticos.

O que é acetona na química?

A acetona é um líquido incolor com odor característico, ela é muito usada na remoção de esmaltes. O principal membro da classe das Cetonas (substâncias orgânicas oxigenadas) recebe a denominação de Acetona (ou ainda, propanona ou dimetil-cetona).

Pode beber acetona?

Exposição humana e efeitos na saúde

Trabalhadores expostos a níveis acima de 1000 ppm, por três horas diárias durante 7 a 15 anos, apresentaram irritação no trato respiratório, tontura e fraqueza. A ingestão de altos níveis de acetona pode produzir inconsciência e dano na mucosa da boca.

Como se identifica uma cetona?

A nomenclatura das cetonas é feita escrevendo-se o número de carbonos, o tipo de ligação entre os átomos de carbono e o sufixo “ona”, que indica o grupo funcional.

Como se obtém a cetona?

Os métodos principais de obtenção de aldeídos e cetonas são: hidratação de alcinos, ozonólise de alcenos, oxidação de álcoois e decomposição de sais orgânicos de cálcio.

Qual a diferença de acetona e cetona?

A acetona é a menor das cetonas, pois cada radical apresenta apenas um carbono: Seu nome oficial é propanona, pois é uma cetona saturada de três carbonos (3 carbonos = PROP; saturada = AN; família das cetonas = ONA), mas também é conhecido como dimetilcetona.