Quais são os componentes que formam a urina?

Como a urina é formada e qual é a sua composição?

A formação da urina acontece nos néfrons e envolve três etapas básicas (filtração, reabsorção e secreção) que garantem a eliminação de produtos indesejáveis. A urina é uma substância constituída por produtos do metabolismo e substâncias que estão em excesso no organismo.
Em cache

Qual é a origem dos componentes da urina?

Eles são formados basicamente pelo corpúsculo renal e um tubo longo que desemboca nos tubos coletores de urina. O corpúsculo renal é constituído pelos glomérulos, que são formados por um enovelado de capilares envoltos por uma cápsula renal, também chamada de cápsula de Bowman.
Em cache

Quais são as principais substâncias excretadas na urina?

O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade. A uréia é formada no fígado e lançada no sangue. O sistema excretor realiza a filtração do sangue e elimina a uréia através da urina. É importante ressaltar a diferença entre evacuação e excreção.

Onde é formada a urina é por onde é eliminada?

A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra. A formação da urina ocorre na região dos rins chamadas de néfrons. Inicialmente, ocorre o processo de filtração no interior do corpúsculo renal.

Qual é o nome do órgão responsável pela produção de urina?

BEXIGA É uma bolsa onde fica armazenada a urina até sua eliminação. URETRA É o tubo que liga a bexiga ao meio externo do corpo, garantindo a eliminação da urina para fora.

O que são os néfrons?

O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal. O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial no processo de formação da urina. Há cerca de um milhão de néfrons em cada rim.

O que é a ureia na urina?

A ureia é uma substância produzida pelo fígado e parcialmente eliminada na urina que permite ao médico entender melhor como anda a saúde do fígado e dos rins do paciente.

Qual é a cor da urina?

É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

Qual é o órgão responsável pela produção de urina?

rins

ÓRGÃOS E ESTRUTURAS FUNÇÃO RIM Órgão responsável pela produção da urina. Nos rins ocorre o processo de filtração do sangue. Neste processo as substâncias importantes são reabsorvidas pelo nosso sangue para posteriormente serem distribuídas ao nosso organismo.

Qual é a função dos néfrons?

O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal. O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial no processo de formação da urina.

Qual é a função do glomérulo?

Conclusão. Diante disso, é possível concluir que o glomérulo é um conjunto de capilares responsáveis por receber o fluxo sanguíneo renal e filtrá-lo, auxiliando, portanto, na formação da urina a ser excretada pelo organismo.

Qual é a função do ureter?

O ureter tem como função transportar a urina dos rins para a bexiga, por meio de movimentos peristálticos (ondas) da musculatura lisa. Os ureteres são dois tubos que ligam os rins à bexiga. Fazem parte do aparelho urinário, juntamente com os rins, a bexiga urinária e a uretra.

O que é a ureia e creatinina?

Creatinina e ureia são duas substâncias presentes na corrente sanguínea, que podem ser dosadas através de exames de sangue quando se pretende fazer uma avaliação da função dos rins.

O que é a creatinina alta?

Por via de regra, a creatinina elevada significa funcionamento inadequado do rim. Isso pode acontecer de forma aguda, quando há uma elevação súbita em decorrência de algo que está prejudicando o funcionamento renal, como, por exemplo, desidratação, anti-inflamatórios, infecções graves e algumas doenças.

Qual é o valor do pH da urina?

No indivíduo saudável, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A urina ácida pode ser produzida por uma dieta rica em proteína de carne, em algumas frutas e no diabetes melito mal controlada (acidose).

O que é a urina preta?

Doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, é uma síndrome ainda sem causa definida, caracterizada por uma condição clínica que desencadeia o quadro de rabdomiólise com início súbito de rigidez e dores musculares e urina escura.

Como se chama o canal que conduz a urina para fora do corpo?

A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo, sendo revestida por mucosa que contém grande quantidade de glândulas secretoras de muco. A uretra se abre para o exterior através do óstio externo da uretra.

Qual é a função dos rins?

Mas, afinal, quais são as funções dos rins no corpo humano? Sua principal tarefa é filtrar o sangue, ou seja, os rins removem todos os resíduos tóxicos presentes na circulação que são resultantes do metabolismo corporal, como uréia, creatinina e ácido úrico.