É certo dizer Pela?

O que pode substituir a palavra pela?

Contração de preposição: 1 pola, por a.

Como usar a palavra pela?

Isso ocorre porque o vocábulo "pelas" é contração da preposição "por" com o artigo" as". Isso significa dizer que, a palavra "pelas" já apresenta um artigo e uma preposição. A forma "pela as" não é aceita pela norma padrão, pois só "pela" já apresenta o artigo "as", por ser uma contração ("por"+"as").

O que é pela?

1. Bola usada em brincadeiras e jogos, especialmente de crianças. 2. [ Desporto ] Antigo jogo, semelhante ao ténis , em que se impelia uma bola com a mão ou com um instrumento.

Qual é o correto?

ADJ. Aquilo que é certo, que não possui erros e obedece as regras.

Como se escreve pelo ou pelo?

Na hora de escrever não há diferença nenhuma. Onde antes você colocaria “pêlo” agora se coloca “pelo”. E é só isso que precisa lembrar sobre a grafia das duas palavras, em qualquer contexto.

Por que ou pelo qual?

“Por que”: é sinônimo de “pelo(s) qual(is)”, “pela(s) qual(is)”, “por qual” e “por qual motivo”. “Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação.

Quando usar pela e pelo?

Essas são as variantes da preposição por, respondendo, então, a questão colocada. Assim, usamos pelo/pela quando precisamos dizer: per+lo ou per+la. (A contração da preposição 'por' mais o artigo definido 'o/a'.)

Por que ou pela qual?

“Por que”: é sinônimo de “pelo(s) qual(is)”, “pela(s) qual(is)”, “por qual” e “por qual motivo”. “Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação.

Qual o correto pelo ou pela?

Eu pelo, tu pelas e ele pela (do verbo PELAR); O pelo, os pelos (substantivo = cabelo, penugem); A pera (substantivo = fruta); O polo, os polos (substantivos = jogo ou extremidade).

E PELA ou pelo?

Novo Acordo Ortográfico e os acentos diferenciais

O Novo Acordo Ortográfico aboliu o acento diferencial em palavras paroxítonas homógrafas de outras não acentuadas. Antes do acordo: pêlo, pára, péla, pélo, pólo, pêra. Depois do acordo: pelo, para, pela, pelo, polo, pera.

Qual é a forma correta para?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal.

Por que qual a forma correta?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Pode usar a palavra pelo?

Desde que entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, a palavra pêlo se tornou errada e inexistente. A forma correta é pelo, sem acento circunflexo, correspondendo tanto ao substantivo quanto à preposição, a depender do contexto. Exemplo: “o cachorro solta muito pelo e espalha tudo pelo quarto”.

Quando se usa por e pelo?

Isso ocorre quando, na frase, ela é seguida dos artigos definidos o, a e seus plurais, os quais também tomam as suas formas antigas lo, la e seus plurais. Essas são as variantes da preposição por, respondendo, então, a questão colocada. Assim, usamos pelo/pela quando precisamos dizer: per+lo ou per+la.

Onde usar por e pelo?

Significado de Pelo

contração Através de; junção da preposição per com o artigo definido o: o carro passou pelo túnel. Por aquilo ou por aquele; junção da preposição per com o pronome demonstrativo o: passou pelo sofrimento de perder um filho. Etimologia (origem da palavra pelo).

Qual é o correto por ou pelo?

Isto por muitos escritores brasileiros considerarem que a contração pelo, que é resultado da aglutinação da antiga preposição per com o artigo ou pronome lo ou resultado da aglutinação de por e o, é informal e deve ser substituída por «por o», ficando: «Estou fascinado por o arco-íris.»

Qual é o plural de pelo?

Pelos é o plural de pelo. O mesmo que: cabelos, penugens.

Porque no lugar de pois?

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.